Jornada de Inclusão Produtiva leva orientações aos agricultores de Piancó - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Jornada de Inclusão Produtiva leva orientações aos agricultores de Piancó

Os agricultores familiares que participaram da Jornada de Inclusão Produtiva hoje, em Piancó, (12), tiraram suas dúvidas quanto ao acesso às políticas públicas, conheceram tecnologias de convivência com a estiagem e comercializaram produtos agrícolas. O evento, de caráter regional, teve a participação de cerca de 100 pessoas, começou por volta das 8h na sede da Emater centro da cidade e foi concluído ao meio dia.

Na ocasião, houve entrega de brindes pela Extensionista Social da EMATER Maria de Fátima Araújo, além das presenças de vereadores do vice prefeito Edvaldo Leite de Caldas, que na ocasião destacou a importância desta jornada para o homem do campo e a parceria com a Prefeitura; e em suas breves palavras lembrou aos agricultores o esforço do prefeito Sales Lima em busca de recursos junto ao governo federal, para facilitar a vida do homem do campo a exemplo de máquinas para o corte de terra, carros-pipa e outros benefícios.

As Jornadas têm a finalidade de esclarecer dúvidas dos agricultores familiares, dando-lhes oportunidade de acesso a IMG_0799programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH).





VEJA TAMBÉM:

Associação “Flores do Vale” (Piancó) prepara-se para inserir-se no mercado de flores


Participando da 6 º Feira de Flores da Paraíba, com apoio e incentivo do prefeito Sales Lima, realizada no entreposto da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) nos dias 08, 09 e 10 de maio, o município de Piancó e a Associação de Produtores de Flores “Flores do Vale” se fez presente ao evento, de início representada pela coordenadora de comunicação e fotógrafa Aurea Cristina Barros Xavier, que estando na abertura da feira, recebeu a notícia do secretário de Agricultura Agamenon Vieira que a cessão de uso do terreno onde será feito o plantio das flores em nossa cidade foi deferida, faltando apenas algumas formalidades. No dia 10, a caravana da Associação chegou a tempo de participar do encerramento da feira e de oficinas de bonsai.


O evento se seguiu com exposição e venda de flores produzidas em Pilões, Sapé, Areia, Boqueirão, Conde, Pitimbú, Bananeiras, Belém de Caiçara e da Capital. Palmeira mexicana, ixória, dionela, mini margarida, latana, flores tropicais como golden touch, bihai, rostrata e sassy, além de bastão do imperador, manacás, panamás, folhagens (avenca e avencão), orquídeas, cactos e gérberas são algumas das espécies que foram comercializadas na feira a preços populares.

Foram ministradas oficinas e palestras com temas referentes ao plantio, “Floricultura uma oportunidade de negócio” (Zeca Araújo); “Demonstração de arranjos em flores utilizando material reciclado” (Joseane Vogel); “Preparação e cultivo de orquídeas” (Tokimasa Kurisu); “Compostagem caseira” (Silvana Alves); e “Preparação e cultivo de bonsai” (Daniel Dias).

Constatando o sucesso do evento e recebendo todo o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Piancó, a Associação de Produtores de Flores “Flores do Vale” prepara-se para inserir-se no mercado de flores, pronta para o desafio de cultivar e comercializar flores no sertão.



Fonte: ascom


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.