UOL recomenda e exalta inverno nas cidades paraibanas de Areia e Bananeiras - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

UOL recomenda e exalta inverno nas cidades paraibanas de Areia e Bananeiras

No inverno, região serrana da Paraíba tem clima ameno, festival e cachaça
Dizem que em Bananeiras o tempo não passa. Casarões da época do auge dos engenhos continuam se exibindo com fachadas coloridas, ladeiras de pedras ainda dão acesso a serras de clima ameno e a cachaça segue envelhecendo em resistentes barris de carvalho, antes de lacrimejar em pequenos copos de dose única.

Em terras nordestinas, em que praias de mar esverdeado e piscinas naturais são os principais cartões-postais, a descrição anterior nem parece a da Paraíba, onde o interior registra temperaturas que variam entre (improváveis) 12ºC e 18ºC no inverno.

Localizada na região serrana do Brejo paraibano, Bananeiras está a 120 km de João Pessoa e é um dos sete municípios que fazem parte da rota “Caminhos do Frio”, evento que acontece na região com festivais gastronômicos, trilhas ecológicas, visitas aos engenhos locais e shows musicais (veja programação abaixo).

No entanto, o Brejo surpreende durante todo o ano com suas pequenas cidades históricas e construções preservadas.

Em Bananeiras, ladeiras e casarões remanescentes da época dos engenhos dão ares europeus à cidade. Localizada a pouco mais de 500m acima do nível do mar, seu centro histórico abriga mais de 80 construções catalogadas pelo Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba).

Já Areia, a primeira cidade paraibana a ser declarada Patrimônio Cultural Nacional, possui um dos conjuntos arquitetônicos mais belos e bem preservados de todo o estado. Lá se localizam atrações como o Teatro Minerva, de 1859, e a antiga casa de Pedro Américo, artista responsável pelo quadro Grito do Ipiranga.

O roteiro histórico é formado também pelas cidades deAlagoa Grande, Alagoa Nova, Pilões, Serraria e Solânea.

Região tradicional de engenhos de cana-de-açúcar, o Brejo se destaca pelos produtores familiares que ainda fabricam, artesanalmente, a mais internacional das bebidas brasileiras: a cachaça.

Algumas empresas até tentam dar cara industrial aos seus negócios com investimentos no processo mecanizado da moenda e fermentação de levedura, mas a tradição dá o tom nas visitas guiadas por instalações simples.

A Rainha, bebida produzida desde 1877 no Goiamunduba, engenho declarado patrimônio histórico do município, é uma das marcas mais populares não só em terras paraibanas, mas também no resto do Brasil.

Os tours guiados acontecem de forma informal e em um ritmo acelerado, mas dá para se ter uma ideia da fabricação da aguardente, que envelhece em barris de madeira em uma sala de iluminação baixa.

Outro clássico da região é a cachaça Volúpia, produzida comercialmente desde 1946 na área rural de Alagoa Grande. A empresa já ganhou o primeiro lugar no ranking de cachaças brancas da revista Veja, em 2010 e, por três vezes, ficou entre as dez melhores do Brasil na lista preparada pela revista Playboy.

O tour de 30 minutos pelas instalações termina no restaurante Banguê do engenho, com pratos como o carneiro assado (na cachaça, diga-se de passagem) e o sorvete com sabor que você já deve imaginar qual é.

E nem poderia ser diferente nestas inusitadas terras de clima ameno que parecem não ter pressa.

Conheça as atrações do Caminhos do Frio – Rota Cultural 2014

A edição deste ano será entre os dias 14 de julho e 31 de agosto. Confira a programação:

Areia (de 14 a 20/7): Grupo Tarancón / Céu / Ivan Lins

Pilões (de 21 a 27/7): Flávio Venturini

Solânea (de 28/7 a 3/8): Santana

Serraria (de 4 a 10/8): Antônio Carlos e Jocafe

Bananeiras (de 11 a 17/8): Nando Cordel

Alagoa Nova (de 18 a 24/8): Amazam

Alagoa Grande (de 25 a 31/8): Luiz Melodia

15º Festival de Artes de Areia:

O tema deste evento, queacontece entre os dias 14 e 20 de julho, é a América Latina. A programação contará com oficinas, shows musicais, exposições e palestras.


CLIQUE AQUI E CONFIRA NA ÍNTEGRA






Fonte: UOL



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.