Maternidade de Patos implanta sala de parto humanizado - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Maternidade de Patos implanta sala de parto humanizado

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, acaba de implantar um ambiente acolhedor, com a disponibilidade de vídeos, enfermeiros obstétricos e equipamentos para deixar a gestante mais à vontade na hora de ter um parto normal. O local, chamado também de “Sala de Parto Humanizado”, foi instalada esse mês e o primeiro parto já aconteceu na terça-feira (11). A iniciativa faz parte do programa de humanização da assistência ao parto defendido pelo Ministério da Saúde, e que vai muito além da beleza de instalações, com mais gentileza no trato com as parturientes, inclusive com respeito à vontade da gestante.

Segundo a diretora assistencial da Maternidade de Patos, a enfermeira Luciana Ferreira Maia, que implantou o projeto na unidade de saúde, a maternidade está apta a acolher as mães na realização do parto natural humanizado. O objetivo da iniciativa é instigar o aumento de partos normais realizados pela rede pública de saúde com a criação de um ambiente ideal, onde profissionais ajudarão na redução da dor e no estímulo ao nascimento.

“Se a gestante fez essa escolha pelo parto normal e tem a recomendação médica, encontrará conosco um ambiente seguro, confortável, com garantia de privacidade e de ajuda na redução da dor”, diz Luciana, destacando que no próprio centro obstétrico, a Maternidade de Patos agora tem uma sala exclusiva para o acompanhamento dos momentos que precedem o parto. “A sala de parto humanizado, na verdade, fica em frente à sala de parto”, comenta.

Nesse ambiente, explicou Luciana, a gestante, que chega com poucos centímetros de dilação, só sai de lá quando o bebê já está “coroando”. O ambiente é, na verdade, uma sala de estímulo para que o bebê venha ao mundo de forma natural. “Lá a gestante faz exercícios, recebe massagem e espera o momento certo de ir para a sala de parto, com o bebê já coroando”, esclareceu Luciana.

No ambiente a gestante encontra bolas suíças, barras de apoio, TV com vídeo e profissionais capacitados para realizar massagens e acompanhar todo o processo de trabalho de parto. “Elas ficam à vontade e conseguem reduzir bastante a dor ali. A indicação é que elas entrem na sala com cerca de dois ou três centímetros de dilação e só vá para a sala de parto, que fica em frente, no momento da criança nascer mesmo”, comenta o diretor geral da maternidade, Dr. Paulo Athayde.

Também na sala a equipe de fisioterapeutas da Maternidade e enfermeiros obstétricos acompanham a gestante até o nascimento do bebê realizando massagens e orientando a paciente para a realização de exercícios tanto para o estímulo à saída do bebê como para a redução da dor.

Dr. Paulo Athayde afirma que o clima das salas específicas para parto humanizado também estimula o nascimento tranquilo. “Nestas salas não existem tubulações ou aparelhos à vista. A gestante se sente mais tranquila nesse ambiente, embora a dor do parto esteja presente, os profissionais que a acompanham mostram como fazer para aliviar a dor tornando esse processo de trabalho de parto o mais confortável e prazeroso possível” , afirma o diretor.

O superintendente do Instituto Gerir, que administra a maternidade, Edsamuel Araújo, lembra que o investimento que foi feito neste novo espaço foi muito importante para humanizar, ainda mais, o atendimento na unidade. “Nós já havíamos implantado um serviço de atendimento humanizado na maternidade e com a disponibilidade desta sala ele fica ainda mais completo”, destaca Edsamuel.






Fonte Assessoria



Tecnologia do Blogger.