Paraibano nota mil na redação do Enem é de Patos e prefere livros a festas - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Paraibano nota mil na redação do Enem é de Patos e prefere livros a festas

Leoberto Batista atingiu nota máxima nas redações do Enem e da UERN.
Ele diz preferir ficar em casa lendo livros a ir às festas e baladas.

Escolher os livros ao invés de festas e baladas. Uma rotina diferente da maioria dos adolescentes, que ajudou o estudante Leoberto Batista, de 17 anos, a conseguir atingir a nota máxima na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em 2015. Ele mora no município de Patos, sertão paraibano, e está entre os 250 candidatos que conseguiram atingir mil pontos nesta edição do Enem. "Prefiro ficar com os livros a sair. Estudo o dia inteiro e, quando recebo um convite, meus amigos já sabem a resposta: tenho que estudar", disse Leoberto.

No Sertão da Paraíba, o estudante frequentou sempre escolas particulares onde no ano passado concluiu o ensino médio. Da primeira vez em que realizou a prova, 900 pontos foram alcançados na redação. Neste ano, sua preparação para a prova do exame nacional ocorreu em um cursinho pré-vestibular, também particular. Para atingir a nota máxima nesta edição, ele contou que além de passar o dia inteiro estudando, a experiência fez toda a diferença. “Como já conhecia a prova, comecei logo pela redação, de cabeça fria”, contou ele.

Caseiro, o estudante aproveita todo o tempo possível com a leitura de livros, que vão de ficção à literatura clássica, e com os estudos de outras disciplinas. Segundo ele, festas, baladas ou coisas do tipo nunca fizeram parte da sua rotina. "Ainda hoje só saio de casa para ir à Igreja, meus amigos já sabem", explicou o estudante.

Um segredo pessoal para uma boa redação foi revelado por ele: "debater as redações consigo mesmo antes de entregá-las". Além disto, o estudante, que é leitor assíduo de Machado de Assis e Aluísio de Azevedo - seus autores preferidos, disse ter encontrado na leitura desses escritores uma boa base crítica para o seu texto.

"Apesar da surpresa do tema da prova, o olhar crítico da sociedade me ajudou bastante e ajudaria para qualquer tema. Na redação citei um pensamento de Karl Marx sobre a alienação comunista enfatizando essa crítica social, em conjunto, também citei um pouco do conhecimento histórico", explicou Leoberto.

O sonho dele é cursar medicina. No momento em que viu sua nota, o sonho pareceu mais próximo da realidade. "Cheguei a chorar de alegria com a minha mãe e depois com o restante da família. No começo não queria que muitas pessoas ficassem sabendo do resultado, mas agora não é mais possível", comentou o estudante.






Fonte G1 Paraíba



Tecnologia do Blogger.