Agricultores de Catingueira recebem mudas de cajú, raquetes de palma e alevinos. [FOTOS] - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Agricultores de Catingueira recebem mudas de cajú, raquetes de palma e alevinos. [FOTOS]

O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Catingueira, no Sertão, realizou na sexta-feira, dia 28, um evento para lembrar o Dia da Agricultura Familiar e o Dia do Agricultor, e também para lembrar um ano da instalação da Feira da Agricultura Familiar da cidade.
Houve distribuição de mudas de caju e romã e de alevinos fornecidos pela Sedap, produzidos na Estação Experimental de Veludo da Emepa, em Itaporanga. Também foram entregues raquetes de palma e blocos multinutricionais para alimentação de animais.

No evento, o destaque foi o agricultor Geones da Silva Lima, do Sítio Maracujá, município de Catingueira, que produz e armazena sementes de feijão macassar, e no período de plantio fornece aos demais agricultores familiares da região. Ele é um dos dez participantes da Feira da Agricultura Familiar local e seu trabalho no campo serve de modelo.

Outros agricultores que se destacam na feira do município e que estavam presente ao evento, São Jurandy Felix de Alencar, José Hilton de Medeiros, Valdeci Cardoso Zuza, Marilene Cardoso, Leomacia Marques, Dometila Trajano, Marivalda Cardoso. Ele trabalha com a criação de galinhas caipiras, peixes, suínos, ovinos, caprinos e horticultura. Seus produtos são também comercializados nas feiras livres da redondeza.
Durante as comemorações do primeiro ano de aniversário da Feira da Agricultura Familiar de Catingueira, que tem a participação de dez feirantes, foi assinado o termo com cooperação técnica entre a Emater e a prefeitura municipal. “Para nós, que fazemos a administração municipal, é uma satisfação renovar essa parceria que somente vem trazer benefícios para a agricultura de nosso município”, afirmou o prefeito Odir Pereira Borges.

O coordenador regional da Emater em Patos, Francisco Acácio, ressaltou a importância da parceria com a prefeitura de Catingueira para a continuidade de importantes ações visando o fortalecimento da agricultura familiar e destacou que a feira completa um ano abrindo espaços para a comercialização da produção agrícola. “O mais difícil para o agricultor é a comercialização, mas através das feiras e da aquisição por meio dos programas de compras governamentais, isso tem sido amenizado”, comentou Acácio que, na ocasião, representou o presidente da Gestão Unificada Nivaldo Magalhães.

A Feira da Agricultura Familiar de Catingueira se realiza aos Domingos em frente ao prédio da Emater local, utilizando barracas fornecidas pela prefeitura municipal. Todos os trabalhos de assessoramento aos agricultores do município têm o acompanhamento do chefe do escritório da Emater Francisco Carvalho da Silva. A organização do evento contou com a participação do secretário da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do Município, José Fernandes de Lucena.








Fonte secom-pb


Tecnologia do Blogger.