Prefeitura de Catingueira entrega material de trabalho a agentes do município. - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Prefeitura de Catingueira entrega material de trabalho a agentes do município.

A Prefeitura de Catingueira, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou no último dia 11 de outubro os novos materiais de trabalho aos Agentes de Combate a Endemias.

A entrega aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde e foi realizada pelo prefeito Odir Borges e pelo Secretário Ruclenato Gomes. O Kit entregue é composto por uma bolsa de lona, camisas de manga curta e longa, boné e calça. Os agentes já tinham recebido da prefeitura o kit de protetor solar.

Antes da entrega, os agentes puderam participar de uma reunião e apresentar suas reivindicações ao prefeito. Odir disse que é importante que haja esta sintonia entre os funcionários e o poder público e garantiu implantar o adicional de insalubridade em cima do piso dos Agentes de Combate a Endemias, como também dos Agentes Comunitários de Saúde.

“Desde que assumimos a gestão, os agentes de Catingueira já recebem o piso nacional, mas em breve estaremos pagando os 40% do adicional de insalubridade em cima do piso e não mais em cima do salário mínimo”. Disse Odir.

No ano passado, estes mesmos agentes, como também os de saúde, também já tinham recebido outro kit de trabalho (régua, lápis, caneta, calculadora, lanterna, corretivo, cola, tesoura, grampeador, grampos, clips, borracha, fita adesiva, protetor solar, bloco de notas e marcador de texto) além de fardamento e mochila.

O prefeito reforçou o compromisso de melhoria da qualidade do serviço prestado à população, e com um trabalho sério e comprometido o município de Catingueira avança nos índices positivos no combate às endemias no estado da Paraíba.

O Agente de Controle de Endemias (ACE) é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família, participando das reuniões e trabalhando sempre em parceria com o ACS. Além disso, o agente de endemias pode contribuir para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

Ele tem a missão de vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos e a inspecionar caixas d’água, calhas e telhados. O agente também age na aplicação de larvicidas e inseticidas. Concede orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e realiza recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças.





Fonte Por Ascom


Tecnologia do Blogger.