PF desmantela esquema de fraudes a licitações de obras em várias cidades do sertão da Paraíba - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

PF desmantela esquema de fraudes a licitações de obras em várias cidades do sertão da Paraíba

Uma quadrilha responsável por fraudes em licitações públicas para obras de construção civil em municípios na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas foi desarticulada na manhã desta quinta-feira (22), na Operação Recidiva, da Polícia Federal. De acordo com as investigações, a organização criminosa desviava recursos públicos em favor próprio e de terceiros. O esquema, que também envolvia fraudes nos fiscos federal e estadual, gerou prejuízo superior a R$ 20 milhões, entre os anos de 2015 e 2018.

A operação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, são cumpridos oito mandados de prisão temporária, sete mandados de prisão preventiva e 27 de mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela 14ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Patos, no Sertão paraibano. Além disso, foi determinado o sequestro de todos os bens móveis e imóveis dos envolvidos, até o montante total de R$ 2.300.000,00, na intenção de ressarcir os danos ao erário público.

O cumprimento das ordens judiciais acontecem nos municípios paraibanos de João Pessoa, Barra de Santa Rosa, Brejo do Cruz, Emas, Imaculada, Juru, Patos, São José do Bonfim, São Sebastião de Lagoa de Roça e Teixeira; além de Fortaleza e Quiterianópolis, no Ceará.

Alvos já estiveram sob suspeita

São apurados na Operação Recidiva os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude a licitação. Segundo a Polícia Federal, Recidiva significa reincidência, ou seja, o nome da operação faz alusão à prática reiterada dos mesmos crimes e do mesmo modus operandi, uma vez que os investigados já foram alvo de ações semelhantes.

Participam da operação cerca de 105 policiais federais e 14 auditores da CGU. Os investigados serão levados à sede da Delegacia de Polícia Federal em Patos, onde passarão por interrogatório.







Fonte PORTALCORREIO


Tecnologia do Blogger.