Prefeito com suspeita de alzheimer tem afastamento renovado na PB - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Prefeito com suspeita de alzheimer tem afastamento renovado na PB

Com suspeita de alzheimer, o prefeito da cidade de São João do Cariri, Cosme Gonçalves (DEM), ficará por mais 120 dias afastado do comando da gestão municipal. O pedido de renovação da licença foi aprovado nesta segunda-feira (1) pela Câmara de Vereadores da cidade. O prefeito já estava afastado desde o mês de março, para tratamento de saúde.

O primeiro pedido de afastamento da prefeitura aconteceu depois que o Ministério Público ingressou com uma ação de interdição, alegando que por conta do alzheimer Cosme não teria condições de continuar no comando do município.

Com a renovação da licença, o vice-prefeito Hélder Trajano (MDB) continuará assumindo a chefia do Poder Executivo até, pelo menos, o fim do mês de outubro. A renovação do pedido de licença foi aprovada em sessão extraordinária da Câmara.

O caso

Ao propor a ação de interdição, com o objetivo de declarar a incapacidade civil do prefeito Cosme Gonçalves, o titular da Promotoria Cumulativa de São João do Cariri, José Bezerra Diniz, justificou que, apesar de não ser comum no âmbito do MP, a ação seria necessária para preservar o bem público e o interesse coletivo.

O promotor chegou a ouvir o prefeito no dia 12 de julho de 2018 e notou uma certa dificuldade dele em responder a perguntas simples sobre o seu cotidiano e sobre a família.

Durante a audiência, o gestor se atrapalhou, por exemplo, em relação ao número de filhos (disse que tinha três homens) e, após retificar a resposta (dizendo ter um filho e uma filha), reconheceu que sua memória andava oscilante, mas que não estava doente, apenas abalado com a morte da mãe.

O promotor recomendou, no dia 13 de setembro de 2018, que o prefeito se afastasse do cargo para tratamento médico, e que a família, mais especificamente a esposa, solicitasse sua interdição.







Fonte JP Online

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.