Cinco açudes do Vale do Piancó seguem sangrando - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Cinco açudes do Vale do Piancó seguem sangrando

Pelo menos cinco açudes localizados em cidades da região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, seguem com sangramento, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Os volumes baixaram após a pausa das chuvas, mas os mananciais ainda continuam com números superiores à capacidade máxima.

De acordo com o órgão de monitoramento, entre os reservatórios transbordando, estão Poço Redondo, em Santana de Mangueira (9.665.309 m³); Frutuoso II, em Aguiar (3.619.307 m³); Roçado, Conceição (729.605 m³); Cafundó, Serra Grande (314.383 m³); e Pimenta, São José de Caiana (257.916 m³).

Vários outros açudes chegaram a sangrar com as fortes chuvas deste ano, como por exemplo o Cachoeira dos Alves — principal abastecedor de Itaporanga — no entanto, com a falta recente de precipitações, perderam volumes.

O maior reservatório da região, o de Coremas, encontra-se longe da sangria. O manancial esteve em situação crítica, chegando a ficar com apenas 7% da capacidade total, mas ganhou “fôlego de vida” após o rio Piancó, que deságua direto no leito, receber recargas.

Atualmente, está com 294.238.518 metros cúbicos, o equivalente a 39,54%. Já o Mãe Dágua, localizado no mesmo município, com 207.209.337 m³, ou seja, 38,2%.







Fonte Diamante Online


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.