Decreto de isolamento é prorrogado e prefeito adota medidas para velórios, em Patos, PB - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Decreto de isolamento é prorrogado e prefeito adota medidas para velórios, em Patos, PB

A prefeitura de Patos, no Sertão da Paraíba, prorrogou por mais 15 dias o decreto com medidas de isolamento social como prevenção à contaminação do novo coronavírus. O decreto foi publicado neste domingo (19), no Diário Oficial do Município, permitindo a abertura de alguns estabelecimentos, mas com restrições. Seguirão fechadas as escolas e creches municipais até dia 3 de maio.

Podem funcionar estabelecimentos que comercializem produtos médicos/hospitalares, órteses e próteses que funcionar, exclusivamente, por meio de entrega em domicílio e/ou como ponto de retirada de mercadorias e com agendamento de atendimento, sem aglomeração de pessoas; concessionárias de veículos automotores novos e usados, sem a aglomeração de pessoas e observando o horário habitual de funcionamento.

Os estabelecimentos autorizados a funcionar, por este decreto, e também pelos decretos anteriores, ficam obrigados a fornecer máscaras para todos os seus empregados, prestadores de serviço, colaboradores e clientes, sendo vedada a permanência de qualquer pessoa no interior do estabelecimento, ou em filas para atendimento formadas do lado de fora, sem a utilização de máscaras, medida que passará a ser cobrada e fiscalizada na próxima sexta-feira (24).

Além disso, os estabelecimentos também devem disponibilizar, em locais visíveis, álcool em gel 70%, evitar aglomerações e filas de pessoas. Em locais onde se formam filas corriqueiras, deve-se manter o distanciamento de 1,5 m e ser sinalizado com adesivo o local do distanciamento.

O decreto também estabelece restrições na realização de velórios e sepultamentos em casos de óbitos decorrentes do coronavírus (COVID-19), inclusive casos suspeitos.

Não será permitido o velório;
O enterro poderá ser acompanhado por até 5 familiares que não tenham tido contato com a pessoa e estejam sintomáticos durante o período de 14 dias antes do óbito;
Os idosos com mais de 60 anos, as pessoas com doenças crônicas e as suspeitas de ter contraído coronavírus (Convid-19), não devem comparecer ao cemitério;
Proibição do procedimento de preparação do cadáver;
Caso a recepção da urna mortuária ocorra fora do horário de atendimento cemiterial, o serviço funerário poderá armazenar a urna, excepcionalmente, em área restrita e designada para esse fim, e com a devida segurança, até a abertura das atividades do cemitério;

Após o transporte final da urna mortuária, o serviço funerário deverá proceder a desinfecção completa do veículo utilizado para o transporte de cadáveres vítimas/suspeitos do Covid-19, apresentando a devida comprovação.

O governo da Paraíba também teve medidas de isolamento social nos municípios com casos confirmados do novo coronavírus prorrogadas até o dia 3 de maio. O decreto foi publicado na edição de sábado (18) do Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme o decreto, as medidas valem para as cidades e suas regiões metropolitanas.







Fonte G1 PB


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.