Estudo indica que sem isolamento social João Pessoa teria seis vezes mais mortes pelo coronavírus - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Estudo indica que sem isolamento social João Pessoa teria seis vezes mais mortes pelo coronavírus



Um estudo feito pela Prefeitura de João Pessoa estimou que, caso as medidas isolamento social, como fechamento de parte do comércio e suspensão dos transportes públicos, não tivessem sido adotadas ainda no mês de março, a capital paraibana teria um número seis vezes maior de mortes pela Covid-19. Até a quarta-feira (29), João Pessoa havia registrado, conforme dados oficiais, 32 mortes por infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

De acordo com o professor da UFPB, médico da família e doutor em saúde coletiva Felipe Proenço, um dos responsáveis pelo estudo apresentado pela Prefeitura de João Pessoa nesta quinta-feira (30), sem as medidas de isolamento, haveria um aumento de 139% na procura por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da capital paraibana.

O estudo apresentado pela Prefeitura de João Pessoa foi elaborado pela UFPB em conjunto com a Universidade de Brasília, Fiocruz e Organização Panamericana de Saúde, indicando um rigor científico nos dados. Felipe Proenço explicou que a partir da análise já foi possível notar um achatamento no número dos casos.

“Com base nessa projeção, com esse efeito, nós temos como reforçar a eficácia do isolamento social. A medida que o tempo vai passando, a gente vai ficando em casa e vai gerando certas dúvidas sobre o que está acontecendo, mas a gente não tem dúvidas da repercussão significativa do isolamento social em João Pessoa”, comentou.

A taxas de isolamento social de João Pessoa, aferidas por meio dos dados de geolocalização dos aparelhos celulares dos moradores da capital paraibana, indicam que a adesão variou de 47% até pouco mais de 60% dos moradores. Um dos picos registrados foi no feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, por outro lado, um dos índices mais baixos ocorreu no dia 15 de abril.

Isolamento evita pressão por leitos
Ainda de acordo com o estudo apresentado pela Prefeitura de João Pessoa, as taxas de ocupação de leitos de enfermaria e UTI estão crescendo, acompanhando a tendência do aumento do número de infectados com o coronavírus na capital paraibana. A taxa de ocupação dos leitos de UTI disponíveis pelo SUS atingiu a marca de 74% e de 49% dos leitos de enfermaria na rede hospitalar de João Pessoa.


Fonte G1 PARAIBA




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.