Fumantes devem redobrar atenção contra coronavírus - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Fumantes devem redobrar atenção contra coronavírus

Os fumantes estão incluídos no grupo de risco que pode ter sérias complicações se for infectado com o novo coronavírus, causador da Covid-19. Segundo especialistas, devido ao entupimento das mucosas das vias respiratórias, que inflamam por causa da fumaça e das partículas do fumo, esse grupo de pessoas é mais propenso a infecções por vírus, bactérias ou fungos.

Para os fumantes que contraírem o coronavírus, as chances de desenvolver complicações são bem maiores. “Por já ter a mucosa inflamada pelo tabagismo, quando o fumante tem qualquer infecção, ele terá uma inflamação maior. Portanto, há riscos de desenvolver a pneumonia grave, no caso de Covid-19”, explicou a médica pneumologista, Vanessa Teotônio.

A recomendação para os tabagistas neste período é manter o isolamento social, com todas as medidas de higiene. A médica pneumologista ainda ressaltou que é importante tomar a decisão de parar de fumar e procurar um médico para que o auxilie no início do tratamento, que incluiu acompanhamento psicológico e medicamentos. As opções de medicações de primeira linha são as reposições de nicotina, principalmente através de adesivo, ou uso de bupropriona. A melhor opção de tratamento é feita após consulta médica.

Cigarro eletrônico
O uso e compartilhamento do narguilé e do cigarro eletrônico devem ser evitados. “É importante alertar também sobre o cigarro eletrônico, pois há substâncias nele que tem causado lesões graves no pulmão, levando a internação, onde geralmente é preciso o uso de oxigênio e também ventiladores mecânicos”, ressaltou Vanessa Teotônio.






Fonte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.