Cariri, Sertão e Altossertão da PB terão chuvas acima da média em junho prevê físico - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Cariri, Sertão e Altossertão da PB terão chuvas acima da média em junho prevê físico



As condições oceânicas continuam favoráveis para boas chuvas no Semiárido da Paraíba afirma o físico Rodrigo Cézar Limeira. De acordo com o estudioso, o Oceano Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste contínua bem quente, além da ausência esse ano do fenômeno climático e oceânico El Niño.

Um outro parâmetro oceânico que esteve favorável durante os primeiros 05 meses do ano foi a temperatura das águas superficiais do Oceano Atlântico Norte, que desde 2018 vem passando pela fase negativa da Oscilação Muitidecadal, aspecto que é favorável as chuvas no Semiárido do setor norte do Nordeste, do qual faz parte o Semiárido da Paraíba.

Desde 2018 as águas superficiais do Oceano Atlântico Norte se apresentam mais frias que o normal, principalmente durante o período da quadra chuvosa da região que é de fevereiro a maio, e durante a estação chuvosa de 2020 o fenômeno persistiu, o resultado foi de boas chuvas de forma geral no Semiárido do norte do Nordeste.

Junho não é mais período de estação chuvosa no Semiárido paraibano, no entanto, em 2020 a perspectiva é de chuvas acima da média no interior da Paraíba, isso porque a conjuntura oceânica observada nos primeiros 05 meses do ano, continua favorável aponta o estudioso.







Fonte Portal Ciência em Foco




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.