COVID-19: 12 municípios entram em alerta máximo de atenção. Catingueira é um deles! - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

COVID-19: 12 municípios entram em alerta máximo de atenção. Catingueira é um deles!

O 14º Mapa de Avaliação, dentro do Plano Novo Normal Paraíba, acendeu o alerta máximo de atenção aos casos de Covid-19. Doze municípios foram classificados com a bandeira vermelha, o que não acontecia desde a terceira avaliação, divulgada em julho. Este indicador é o resultado da elevação da transmissibilidade do vírus em todo o Estado. As novas definições de bandeiras têm início nesta segunda-feira (14).

Os 12 municípios são Emas, Catingueira, Mato Grosso, Igaracy, Mãe D’Água, Princesa Isabel, Quixaba, São Francisco, São José do Bonfim, São Mamede, Uiraúna e Vista Serrana. Todas localizadas no Sertão e Alto Sertão da Paraíba.

Aliás, quase a totalidade dessas duas regiões estão ou na bandeira vermelha (mobilidade impedida) ou na bandeira laranja (mobilidade restrita). Só escapa mesmo o município de Paulista, classificado com a bandeira amarela. O crescimento no número de casos não só teve como pivô as campanhas eleitorais como a população relaxou nas medidas de isolamento sociais e sanitárias.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 95% dos municípios se concentram nas bandeiras laranja e amarela, 5% na vermelha e apenas 3% na verde, cenário similar ao da primeira avaliação divulgada no dia 15 em junho.

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, ressalta que as transições para bandeiras laranja e vermelha significam piora da classificação. Ou seja, houve expressiva deterioração dos níveis de risco para disseminação da Covid-19, de forma geral, em toda Paraíba, com destaque para a 1ª e 3ª macrorregiões de saúde.

Fazendo uma análise agregada das últimas três quinzenas, ele aponta que houve redução expressiva da participação da bandeira amarela, de 80% para 55% dos municípios paraibanos, e crescimento exuberante da bandeira laranja, de 6% para 37%, com proporcional redução dos municípios em bandeira verde, de 14% para 3%; além do crescimento de 11% da participação dos municípios em bandeiras vermelha, amarela e laranja, de 86% para 97%.

“A literatura científica internacional aponta que os reflexos da adoção de comportamentos de alto risco, como o abandono do uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, majoritariamente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos, afetam os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana”, destacou Beltrami.
Ele complementou: “Isso permite correlacionar a piora do comportamento social, quanto à adoção de medidas protetivas, com a deterioração do contexto epidemiológico e das capacidades do sistema de saúde, na forma de maiores ocupações dos leitos hospitalares para os cuidados à Covid-19 na Paraíba”.

Quanto às ocupações hospitalares dos leitos de UTI adulto na Paraíba, os dados apontam crescimento de 7,86% na 1ª Macrorregião de Saúde, 12,72% na 2ª e um expressivo crescimento de 24,71% na 3ª Macro. O secretário executivo reforça que, embora atualmente a Paraíba tenha mais leitos de UTI, 15 novos abertos recentemente, e saiba manejar melhor o paciente, a população está colaborando cada vez menos.

“É importante lembrar que essa é uma doença evitável. Pode-se ampliar leitos todos os dias, mas esse recurso é finito e todas as pessoas, quando se cuidam, usam máscara, evitam festas e aglomeração, se protegem e protegem outras pessoas. Apelamos para a colaboração de toda a população, especialmente nas festividades de fim de ano”, reforça.





Fonte sony larceda




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.