Piabas são usadas como estratégia de Controle Biológico do Aedes aegypti em Patos - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Piabas são usadas como estratégia de Controle Biológico do Aedes aegypti em Patos



A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, segue intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Na última quinta-feira, dia 29 de abril, equipes da Vigilância Ambiental realizaram uma ação decontrole biológico com uso de piabas para o controle da população de larvas e poupas do vetor. A vantagem desse controle é que não polui o meio ambiente, não é tóxico, e possui 100% de eficácia.

O coordenador da Vigilância Ambiental de Patos, José Júnior de Medeiros, explicou que os peixes consomem as larvas do mosquito, e desta forma reduzem a proliferação do Aedes.

Além do controle biológico, os agentes de endemias realizam outras mobilizações de prevenção contra o mosquito, como visitas domiciliares, repasse de informações de prevenção, aplicação de inseticida em locais estratégicos como cemitérios e borracharias, terrenos baldios, sucatas, dentre outros.

As formas mais comuns de contribuir para reduzir focos do mosquito da dengue é manter o lixo bem acondicionado e descartado em locais corretos, bem como eliminar recipientes que possam acumular água, e ainda limpar as caixas d´água periodicamente.

Coordenador da Vigilância Ambiental de Patos, José Júnior de Medeiros






Fonte Coordecom




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.