TRE-PB amplia para 10 municípios o uso de urnas biométricas em 2012; Três do Vale do Piancó aparecem na lista. Veja quais são! - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

TRE-PB amplia para 10 municípios o uso de urnas biométricas em 2012; Três do Vale do Piancó aparecem na lista. Veja quais são!

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ampliará a votação biométrica para em torno de 15% do eleitorado paraibano, com a inclusão no sistema dos municípios que integram as zonas eleitorais de Campina Grande – Lagoa Seca, Massaranduba e Boa Vista – e de Piancó – Emas, Catingueira e Olho D’Água. O diretor-geral do TRE, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, anunciou, nesta sexta-feira, dia 13, que o TRE dará início em agosto ao recadastramento biométrico nesses oito municípios, e esse procedimento irá até 23 de maio de 2012. A medida repercutirá no combate à corrupção eleitoral nas eleições de 2012, uma vez que evitará práticas como abuso do poder político e econômico pelos candidatos, tais como terceiros votando no lugar de outros eleitores.

“Com isso, teremos a certeza de que no dia da eleição quem de fato vai comparecer é o eleitor”, disse o diretor-geral do Tribunal, ressaltando, além da busca dessa “verdade eleitoral”, a busca da Justiça Eleitoral pela liberdade do eleitor no processo de escolha de seus representantes políticos.

Através dos mecanismos, campanhas e fiscalizações da Justiça Eleitoral, buscamos manter a igualdade de oportunidades dos candidatos, evitando o abuso de poder político, o abuso de poder econômico e assegurando a lisura do pleito”, avaliou Leonardo Lívio.

Atualmente, apenas dois municípios da Paraíba têm o novo sistema: Cabedelo (31.079 eleitores) e Pedras de Fogo (17.075). Segundo Leonardo Lívio, a previsão era ampliar o recadastramento biométrico, este ano, em mais 2% do eleitorado. Mas, ele procurou a diretoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e conseguiu liberação para expandir esse percentual de recadastramento para mais 12% do eleitorado.

“Nós explicamos que tínhamos condições, estrutura e vontade de ampliar esse percentual, e nosso pedido foi compreendido e deferido”, comemorou o diretor Leonardo Lívio.

Nova tecnologia consolida celeridade

Com 31.079 eleitores, Cabedelo representa hoje 1,17% do eleitorado paraibano, definido em 2.722.575 milhões de pessoas. Já o de Pedras de Fogo (17.075), corresponde a 0,63% do estado.

O total de eleitores dos municípios da Zona Eleitoral de Campina Grande (274.726 eleitores), Lagoa Seca (18.198), Massaranduba (9.013) e Boa Vista (4.958) – resulta no total de 306.895 eleitores, o que representa 11,27% do eleitorado paraibano. Já a soma dos eleitores dos municípios que compõem a Zona de Piancó – Piancó (11.576), Emas (2.671), Catingueira (3.875) e Olho D’Água (6.260) – totaliza 24.382 eleitores, o que significa 0,9% dos eleitores da Paraíba naquela zona. Portanto, contando com Cabedelo e Pedras de Fogo, o recadastramento alcançará 14,87% dos eleitores paraibanos.

“O recadastramento biométrico é uma depuração do cadastro. É uma oportunidade que nós temos de convocar todos os eleitores da zona para eles comparecerem, e com o kit biométrico, ele fará o cadastramento das digitais, para ser identificado por ocasião da eleição, e também será colhida a assinatura de cada eleitor”, disse o diretor-geral do TRE. A coleta dessa assinatura é fruto de um convênio com o Ministério da Justiça que objetiva a emissão do novo documento de identidade. Os kits, compostos por cabine para fotografar os eleitores, uma máquina para capturar as digitais do eleitor e outra para capturar a assinatura, serão encaminhados pelo TSE ao TRE.

De acordo com Leonardo Lívio, Campina Grande foi escolhida para essa nova etapa de implantação do sistema biométrico por critérios técnicos, tais como ser um polo tecnológico, possuir universidades e servidores públicos, o que permitirá a requisição de pessoal para ajudar na implementação. Já Piancó foi selecionada em virtude de, sendo mais distante, garantir ao TRE a experiência de implementar a iniciativa.

“Nós vamos trabalhar com dificuldades que serão encontradas quando o recadastramento chegar a outras zonas mais distantes e menores, no interior do estado”, explicou.




PB Agora com JPB



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.