Policiais paraibanos são treinados para usar armas não letais - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Policiais paraibanos são treinados para usar armas não letais

O treinamento faz parte de uma série e trata-se instruções dentro de metodologia moderna e participativa, com aulas práticas, expositivas, debates e estudos de casos

Cerca de 14 policiais do 8º Batalhão da PM, com sede em Itabaiana, no Agreste do Estado e distante 80 quilômetros de João Pessoas, estão sendo treinados para usar armas não letais. As armas chegaram à Paraíba mês passado e estão sendo distribuídas para o efetivo, entre elas estão armas de choque e granadas explosivas num total de 171 itens de baixas letalidade.

O investimento, segundo o governo do Estado, é de R$ 839,305,28. O treinamento faz parte de uma série e são instruções dentro de metodologia moderna e participativa, com aulas práticas, expositivas, debates e estudos de casos, conforme a Secretaria de Comunicação do Estado.

Conforme o comandante do 8º BPM, tenente coronel Sérgio Linhares, essa é a segunda turma formada este ano no uso de Tecnologias Não Letais, só em Itabaiana. Os já capacitados servirão de multiplicadores para os demais policiais integrantes do Batalhão e que atuam nas atividades operacionais.

“Já estamos planejando mais treinamentos em TNL e outros armamentos necessários para que o policial miliar ofereça um serviço de segurança de melhor qualidade, pautado no correto uso da força e preservação de vidas”, apontou Linhares, ao lembrar que esse tipo de armamento é utilizado principalmente em situações de controle de distúrbios de massa, operações especiais, policiamento ostensivo e na segurança prisional.

Em outubro último, 300 militares de diversos batalhões já haviam participado de um treinamento teórico e prático sobre o que há de mais novo em TNL no Brasil e no mundo. Na ocasião, foram demonstradas a utilização de mais de 60 itens, como granadas explosivas do tipo luz e som, efeito pimenta, lacrimogêneo e identificador.

Fonte: SECOM-PB



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.