Unidade Móvel chega a Nova Olinda e realiza exames de mamografias de graça - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Unidade Móvel chega a Nova Olinda e realiza exames de mamografias de graça

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Olinda, com a cooperação da Secretaria de Educação, a Secretaria Chefe de Gabinete, a Secretaria de Administração e o Setor de Licitações da Prefeitura, conseguiu neste dia 12 de fevereiro de 2014, trazer pela primeira vez a Unidade Móvel Amigo do Peito para a realização de Mamografias na cidade.

A Central de Marcação de Exames do município se articulou com as Agentes Comunitárias de Saúde e captaram 80 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos que precisavam realizar o exame de mamografia. Com essa lista em mãos, verificou-se todos os dados e as mulheres foram divididas em dois grupos de 40 e orientadas a comparecerem no Auditório da Escola Municipal Genésio Pinto Ramalho.

O Auditório da escola foi escolhido para proporcionar mais conforto, pois este local apresenta condições para acomodar um grande número de pessoas. A divisão em dois grupos priorizou pela manhã aquelas mulheres que residem na Zona Rural e pela tarde as da Zona Urbana, proporcionando assim, melhor comodidade a todas.

A equipe responsável pela realização das mamografias foi recebida e instalada com a oferta de alimentação e local de descanso.

A Coordenação de Atenção Básica organizou um acolhimento que se efetivou com a realização de uma palestras sobre o câncer de mama e sua prevenção para as mulheres enquanto esperavam serem atendidas.

Na manhã do dia 12 de fevereiro, às 7h00min, já tinha em frente a escola uma fila avantajada. A equipe chegou, conduziu todas para o auditório da escola, onde se fizeram presentes a Secretária de Educação, a Chefe de Gabinete, o Secretário de Administração e demais representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Inicialmente o Secretário de Administração, representando os demais, fez uma explanação sobre a importância de tal realização para o município e externou a satisfação de todos os presentes quanto a importância de se trazer para Nova Olinda a realização desse exame para a detecção do câncer de mama que acometem as mulheres, principalmente aquelas que somente podem recorrer a Sistema Único de Saúde, pois não contam com condições financeiras para procurar uma prevenção na rede particular de saúde.

Em seguida a Coordenação de Atenção Básica iniciou a palestra para sobre o câncer de mama e sua prevenção para as mulheres presentes quando a equipe de realização de mamografias ficava prontas iniciou-se o atendimento. A tarde as atividades ocorreram tal como pela manhã. Ao todo foram realizadas quase 80 mamografias, pois algumas das mulheres já tinham realizado o exame a menos de um ano.

Isso é o que acontece quando a gestão municipal trabalha em regime de cooperação. A Secretaria Municipal de Saúde se sente engrandecida com esse feito e agradece a cooperação de todos aqueles que contribuíram para a realização desse evento.


Essa realização ainda não é suficiente, mas a Secretaria Municipal de Saúde vai se empenhar para trazer a equipe mais vezes com base na demanda municipal neste ano de 2014.


Fonte: Secretaria de Saúde de Nova Olinda



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.