Em meio à pandemia, Coren investiga distribuição de máscaras inadequadas à profissionais de saúde em cinco cidades da PB - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Em meio à pandemia, Coren investiga distribuição de máscaras inadequadas à profissionais de saúde em cinco cidades da PB



O Conselho Regional de Enfermagem na Paraíba (Coren-PB) deve investigar a suposta distribuição de máscaras inadequadas a profissionais que atuam no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em hospitais de municípios paraibanos.

Segundo a presidente da entidade, Renata Ramalho, sugiram denúncias oriundas das cidades de Água Branca, Campina Grande, Itaporanga, Lucena e Sousa. De acordo com a representante do Coren-PB, a máscara correta para uso profissional é a de caráter cirúrgico. Segundo Renata, haverá uma apuração através visita a esses locais e caso sejam comprovadas as denúncias, o Ministério Público da Paraíba será acionado. “Precisamos garantir que a máscara correta seja entregue à categoria. Detectamos no município de Sousa, no Hospital Regional. O Coren-PB apurou que já foi resolvida a situação. Outro hospital que detectamos foi o de Itaporanga. Fizemos uma notificação à diretora e ela disse que iria fazer a compra das máscaras cirúrgicas”, explicou Renata Ramalho.

Em relação ao Hospital de Trauma de Campina Grande, da Rede Estadual de Saúde, as máscaras que estão sendo utilizadas, embora sejam de confecção caseira, de acordo com a presidente do Coren-PB, ficou comprovada a segurança do equipamento após a realização de teste feitos em laboratório da Universidade Federal de Campina Grande, que vem analisando as máscaras para colocar a disposição dos profissionais de forma segura.

De acordo com o Coren-PB, desde março, quando teve início a pandemia na Paraíba, mais de 160 denúncias foram registradas sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados para os profissionais em vários municípios.









Fonte PB Agora




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.