Clarear os dentes por conta própria pode não ser seguro - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Clarear os dentes por conta própria pode não ser seguro


Ter um sorriso branco e bonito é o sonho de muitas pessoas. Porém, por conta da alimentação e de outros hábitos, os dentes vão amarelando. Quando isso acontece, apenas produtos específicos são capazes de clareá-los.

Ao contrário do que alguns podem imaginar, não basta aplicar determinada substância na boca. Aliás, de acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), fazer um tratamento caseiro, mesmo com itens naturais, pode ser prejudicial à saúde bucal. Entenda melhor!

Por que as pessoas fazem tratamentos caseiros?

Para evitar custos altos e movidos a promessas milagrosas, muitas pessoas optam pelos clareamentos caseiros. Existem dois tipos de procedimentos: os feitos com kits prontos e os que usam produtos naturais.

O perigo dos kits que não são vendidos por especialistas é que eles não têm procedência garantida. Ou seja, o resultado não é garantido. Sem contar que, dependendo da concentração química, eles podem causar irritação nos dentes e prejudicar o esmalte.

Porém, usar alguns produtos, simplesmente porque viu alguém falando na internet também não é o indicado. Há pessoas que estão esfregando casca de banana nos dentes, por exemplo. Embora tenha um efeito clareador, ela tem ácido málico, uma substância que prejudica a estrutura dental.

Outro método que se popularizou é usar carvão ativado. Esse material ajuda a remover as manchas, mas só as superficiais. Além de não ter um efeito duradouro, se usado com frequência, o carvão pode deixar os dentes ásperos e até aumentar o acúmulo de sujeira.

Como clarear os dentes de forma efetiva e segura?

A única forma de clarear os dentes de forma efetiva e segura é com o auxílio de um dentista. Apenas esse profissional pode avaliar a situação de cada paciente. Até porque, o tratamento não é indicado para todas as pessoas.

Quem tem cárie e utiliza o gel clareador, por exemplo, pode sentir muita dor. Os pacientes com problemas na gengiva e outras condições também devem evitar o uso de determinados produtos na boca.

Quais são os clareamentos de dente disponíveis?

Existem dois tipos de clareamentos eficazes. Um é feito no consultório, e consiste na aplicação de um gel em todos os dentes, com as gengivas protegidas. Como o produto usado é bastante forte, ele pode causar sensibilidade, mas é por pouco tempo.

Há ainda a possibilidade de deixar os dentes mais brancos em casa. Nesse caso, um profissional é quem fornece o produto que será aplicado e dá as devidas orientações. A vantagem de fazer esse tipo de clareamento é o custo mais baixo, porém, os resultados demoram mais do que a técnica feita em consultório.

Como evitar que os dentes fiquem amarelos? O clareamento dental ajuda a remover manchas, mas não evita que novas surjam. Para quem passou por um tratamento assim e/ou deseja conservar os dentes, o ideal é tomar cuidado com alguns comportamentos. Veja só:

● evitar o consumo de alimentos que possam amarelar os dentes, como café, chocolate, molho de tomate, refrigerantes e doces;

● escovar os dentes após as refeições também ajuda a evitar manchas, cáries e placas. As pastas vendidas no mercado são certificadas, mesmo que as têm componentes naturais ou carvão. A diferença desses produtos especiais para os tradicionais é o preço, já que eles custam um pouco mais caro. De acordo com o folheto do Atacadão disponível no Portal Kimbino, a Colgate Total 12 custa R$ 5,39, enquanto a Colgate natural sai por R$ 5,89. Aumentos assim também pode ser visto em outras redes varejistas e de atacado;

● usar o fio dental: em muitas situações, a escova não é capaz de eliminar toda a sujeira, cujo acúmulo pode resultar em manchas. Para evitar isso e garantir a saúde bucal, é necessário passar o fio dental todos os dias;

● visitar um profissional: quanto antes problemas como cáries e tártaro forem tratados melhor. Como as pessoas podem não enxergá-los, vale a pena consultar um dentista a cada seis meses.

Como visto, embora o clareamento dental seja um desejo de muitos, ele não pode ser feito de qualquer forma. O uso de qualquer substância na boca, além de não eliminar manchas, ainda pode prejudicar os dentes e a gengiva. Até o momento, apenas os tratamentos feitos em consultório ou recomendados por dentistas são seguros e garantem resultados.












Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.